Nascido na cidade de São Paulo, filho de uma Musicista e de um Médico, de quem certamente João Castro herdou o gosto pelos esportes aquáticos, natureza e aventura.

Aos 3 anos de idade, João perdeu seu pai, mas tinha no seu DNA as mesmas paixões.

Formado em Biologia, trabalhou anos com reprodução de peixes no Instituto de Pesca do Estado de São Paulo. Desenvolveu e publicou alguns trabalhos científicos, também em revistas internacionais, sobre o desenvolvimento ovocitário das espécies: Mugil Platanus, Mugil Cephalus e Mugil Liza, mais conhecidos como Tainha e Parati. Desenvolveu pesquisas também com Robalo e outras espécies de água doce.

Pós graduado em Marketing no esporte pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), fundou a agência Ecooutdoor Sports Business, realizadora de cases esportivos e criadora de idéias.

Surfista amador há mais de 30 anos, com mais de 30 viagens para a Indonésia, instrutor de Mergulho autônomo por mais de 20 anos e  praticante de diferentes modalidades à remo e outdoor.

João não habita apenas o mar ou esportes aquáticos. Treinou Judô por 10 anos, Jiu-Jitsu por 6 anos com o Mestre Flávio Behring, foi corredor de  aventura participando de inúmeras provas curtas, com 50 Km e das longas, que passam dos 600 Km.